6 dicas para se destacar da concorrência nas redes sociais (+ 2 ferramentas)


Como se destacar da concorrência
Crédito de imagem: Adoulu Eletu-unsplash

Se usa as redes para divulgar o seu negócio ou empresa sabe que, conseguir se destacar   no ambiente online não é fácil.


Com tantas contas e negócios a surgirem todos os dias, conseguir se colocar à frente dos seus competidores passou a ser uma questão de sobrevivência.


Ao iniciar o seu próprio negócio terá que ter  em mente, que para ter sucesso precisa de fazer melhor que os outros. Esta é uma regra da qual não se deve descuidar.


Pensando nisso, é que esse artigo traz dicas para te ajudar a se destacar dos seus concorrentes nas redes sociais.


Acompanhe!


Saiba como se destacar da concorrência com 6 dicas incríveis!


1. Identifique os seus concorrentes

Parece óbvio, mas boa parte dos empreendedores  fazem confusão ao identificar  os seus concorrentes.


Em termos genéricos um concorrente é alguém que vende um produto ou serviço igual ou semelhante ao seu. Mas há os concorrentes diretos e os indiretos.


É realmente importante que se faça essa distinção, pois identificar e diferenciar os tipos de concorrência existentes, permite  não só fazer uma pesquisa de mercado correta, mas também ir buscar informações relevantes e traçar estratégias adequadas ao seu tipo de negócio e público-alvo.


Ao fazer isso, você economiza tempo, aproveita melhor os seus recursos e ainda ganha visibilidade e vende mais.



2. Faça análise de concorrência

Com um público cada vez mais exigente e uma concorrência renhida, é fundamental acompanhar os passos dos seus adversários, caso contrário acabará por ficar para trás.


Particularmente acho que, não se deve preocupar em excesso com a concorrência e querer imitar tudo o que os outros fazem. E na verdade não o deve fazer, ou corre o risco de focar-se demasiado neles e esquecer de si.


Contudo, não dá para simplesmente ignorar a existência dos seus concorrentes e esquecer que eles estão no mesmo mercado e têm o mesmo perfil de cliente que você.


Sendo assim, é importante estar de olho  e procurar identificar os erros e acertos dos seus dos seus adversários para que consiga se diferenciar e até mesmo aprender sobre o mercado em que está inserido. 


Falando nisso, mais para a frente

 vai conhecer 2 ferramentas que vão ajudá-lo a monitorar as ações dos seus concorrentes nas redes sociais.


E lembre-se, a ideia não é fazer mais do  mesmo, mas sim se inspirar e procurar fazer melhor.



3. Invista em tráfego

É sabido que redes sociais como o Facebook e não só, vêm diminuindo cada vez mais o alcance orgânico das marcas,  o que torna difícil vender dentro dessas redes sem comprar tráfego.


Basicamente, comprar tráfego significa investir em anúncios publicitários dentro da internet.


Se puder reservar algum dinheiro para investir em tráfego melhor. Sei que às vezes não é fácil (sobretudo se estiver no começo do negócio), mas se você puder iniciar com o mínimo que seja já estará a dar um grande passo.


Faça algumas campanhas baratas para se acostumar com as plataformas e com tempo vai ajustando conforme as necessidades.


Ao investir em tráfego você atinge um número maior de pessoas, aumenta a sua base de clientes e cresce o seu negócio.



4. Aposte na produção de Conteúdo

Não basta apenas ter um perfil nas redes sociais, hoje em dia as marcas que se querem destacar precisam produzir conteúdo de maneiras a atrair e envolver um público alvo com o objetivo de gerar oportunidades de negócios.


Mas não se trata de oferecer qualquer conteúdo, mas sim o conteúdo relevante, alinhado à sua persona ( público alvo ideal). Portanto, tem de haver uma estratégia por trás aliada a um bom planejamento.


Uma dica é boa é elaborar um calendário editorial e definir que dias, hora, tipo de conteúdo e em que canais publicar.



Leitura recomendada: Instagram: 6 tipos de conteúdos, para nunca mais errar



Não se foque no produto, mas sim  em entregar valor e trazer algum benefício  para quem lê ou vê o seu conteúdo. A venda vem como consequência de tudo isso.


Oferecer conteúdos aos seus seguidores, faz com que não fale somente do seu produto e com isso você consegue entregar algo a mais.


Se ainda não produz conteúdo nas suas redes sociais está a perder uma ótima oportunidade de estreitar relações com os seus seguidores.


O Marketing de conteúdo  proporciona benefícios como: aumentar o tráfego da página, reconhecimento de marca, aumentar o engajamento e gerar vendas.



5. Preste um bom atendimento

Se você quer sair na frente da sua concordância definitivamente tem que se empenhar em oferecer o melhor atendimento às pessoas que chegam até a sua marca.


Coloque o cliente no centro do seu negócio.


Não se trata do típico " o cliente tem sempre razão", mas sim de fazer com que ele se sinta especial e que tenha a melhor experiência ao comprar o seu produto/serviço.


Tudo tem de ser pensado para facilitar a vida do cliente, desde os meios de pagamento, prazos de entrega, tempo de resposta, etc. O ideal é disponibilizar essas informações todas na sua pagina, para que as pessoas tenham acesso a elas.


É importante  fazer o acompanhamento do cliente desde antes da compra ou seja desde o primeiro contacto, até ao pós venda, se mostrar disponível para tirar dúvidas, procurar saber que tipo de  produtos o cliente  procura, recomendar um que realmente atenda às suas necessidades e que vai agregar na vida dessa pessoa.


Essa preocupação com o cliente leva a que ele decida comprar sempre com você

ainda que, esse produto seja mais caro.

Lembrando que, nem sempre é uma questão de dinheiro, portanto, esses detalhes também contam.


Acredite você ou não mas, é muito mais fácil alguém que já comprou de você voltar a fazê-lo, do que uma pessoa  que nunca ouviu falar da sua loja ou negócio, daí  importâncias do bom atendimento.


Isso se deve ao facto de que, em geral os consumidores  compram de marcas em quem confiam e quando assim é, o teu cliente se torna no maior defensor da sua marca, com isso ele, deixa feedback positivos nas suas redes sociais, recomenda o seu produto/serviço para outras pessoas e acredita esse é o tipo de propaganda que ajuda a vender.



6. Analise os seus resultados

Estar presente nas redes sociais sem analisar os seus resultados é como andar às cegas sem saber para onde vai.


Sem o monitoramento diário das suas contas não tem como saber  se as suas estratégias têm um impacto positivo.


Ao analisar o seu desempenho nas redes sociais, você consegue ir buscar dados sobre o comportamento do usuário.


Para isso, é preciso estar atento a indicadores como:


  • Dias  em que as publicações tiveram maior engajamento;
  • Horários de maior engajamento;
  • Alcance orgânico e pago das publicações;
  • Reações ( curtidas, visualizações e compartilhamento);
  • E ainda nos valores investidos em campanhas pagas.


Com isso você conseguirá perceber, o que funciona e quais os pontos a serem melhorados de formas a ajustar a sua estratégia.


Ferramentas que ajudam a analisar a concorrência nas redes sociais.


Acompanhar a concorrência é uma atividade que tem que ser realizada com frequência por todo empreendedor.


 E  já que estamos a falar dos meios digitais, nada faz mais sentido do que contar com a ajuda de ferramentas que facilitam esse processo.


É aí que entram as ferramentas de análise de concorrência, com elas é possível ter acesso a dados e informações sobre as estratégias dos seus concorrentes.


Confira a seguir as sugestões que lhe apresento.



Buzzsumo

O Buzzsumo é  uma ferramenta amplamente poderosa e das mais usadas quando se trata de acompanhar os conteúdos da concorrência.


Com ela você consegue saber, por exemplo, que conteúdos de uma marca foi mais compartilhados durante um determinado período.


A ferramenta também conta com um recurso interessante que é a possibilidade de criar alertas para cada palavra-chave escolhida.


Funciona assim: você escolhe uma ou mais palavras- chave do seu nicho e cria um alerta para essa palavra, sempre que elas forem mencionadas você receberá uma notificação.


Outro recurso que o Buzzsumo oferece é a  análise detalhada por meio de relatórios comparativos. Basta escolher os seus competidores e deixar que a ferramenta compare o desempenho dos conteúdos de cada um.



Socialblade

O Socialblade é utilizado principalmente para medir o nível de engajamento que certos perfis recebem em redes sociais como Twitter, YouTube e Instagram.


Com esta ferramenta fica fácil identificar os perfis mais influentes e obter uma compreensão mais profunda do crescimento e das tendências do usuário.


Com ela ainda é possível contabilizar em tempo real o número de seguidores e de interações geradas por uma determinada conta.

E ainda….

Se tratando de análise de concorrência não poderiam faltar essas últimas dicas.


E aproveito para fazer a seguinte pergunta: Você segue os seus concorrentes nas redes sociais?


Se a sua resposta for sim, parabéns. Se não, é hora de começar a seguir. 


Outra coisa que você  pode fazer é, usar o seu e-mail pessoal para  se inscrever na newsletter dos seus principais concorrentes, assim você ficará a par de todas as atividades dos mesmos.


E saberá exatamente o que eles oferecem e pode ser de interesse do público.


Atente-se a detalhes como: 


  • Quais os conteúdos que eles postam;
  •  Quais os assuntos mais falados;
  • como eles formatam os conteúdos;
  • Que tipo de linguagem utilizam na comunicação com o público;
  • Comentários e críticas.

Conclusão

A análise de concorrência não é coisa para se fazer uma única vez e depois ser deixada de lado. Ela tem que ser prática frequente de todo empreendedor que quer ser bem sucedido.


Com um mercado em constante mudança, novas tendências podem surgir todos os dias, um post pode viralizar em poucos minutos e como já foi dito lá na frente se você quer ter sucesso com o seu negócio, tem de fazer melhor que os outros.


Não se trata de apenas tentar copiar o que os outros fazem, mas ver o mercado como um todo e ir buscar insights que podem fazer diferença na forma como você se posiciona na mente do consumidor.



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Até a próxima!






Mariana Silva

Autodidata e empreendedora, criei o Empreender na Net para compartilhar experiências e inspirações sobre empreendedorismo digital e produtividade.

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