Negócio online: passo a passo de como começar.

Negócio online:  passo a passo, de como começar.




A expansão da internet e das novas tecnologias, trouxe novas formas de fazer negócios.


Começar um negócio online tem sido opção de muita gente que decidi empreender.


Prova disso é que,  o empreendimento  digital em Angola não para de crescer.


Do outro lado da moeda estão os consumidores, que foram se adaptando e ganhando novos hábitos.


Adquirir produtos e serviços agora está ao alcance de um smartphone, computador ou tablet conectado à internet. 


Até mesmo para quem nunca fez uma compra  pela internet, depois de fazê-lo é bem provável que volte a repetir a experiência.


São muitas as razões que levam as pessoas a quererem começar um negócio pela internet.


E uma delas é certamente a  possibilidade de poder alcançar um número maior de pessoas.


Além de, exigir menos recursos comparado com o modelo de negócio tradicional, o que torna mais simples e menos burocrático empreender.


Todos os dias são criados novos negócios no mundo virtual, mas nem todos conseguem se manter e acabam por desaparecer, isso porque, não começam do jeito certo.


Se o seu desejo é ter um negócio online, esse artigo vai ajudá-lo a começar com o pé direito. 


O objetivo aqui é lhe dar diretrizes e ajudar a traçar um plano de ação simples de ser executado, para que você possa construir um digital de sucesso.


Então vamos lá!


8 passos  simples para começar um negócio online


1.Defina um nicho de mercado

Em primeiro lugar, você precisa definir em que tipo de mercado pretende trabalhar.


Muitas pessoas ignoram isso, mas é importante  que faça algo que goste e que realmente faça sentido para você.


Empreender na maioria das vezes não é fácil.


Podem surgir vários obstáculos ao longo do caminho.


Às vezes, o obstáculo  vem das pessoas mais próximas, que não acreditam em nós.


E fica muito mais fácil encontrar motivação para superar tudo isso, quando gostamos do que fazemos.


Assim sendo, procure se especializar em algo que  tem paixão e que melhor se adequa ao seu perfil.


Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um único dia na tua vida.

" Confúcio"



2. Escolha o seu produto

Depois que você definiu o nicho de mercado em que pretende actuar, é hora de escolher que produtos vender.


Mas, não se trata apenas de escolher um produto, mas também de saber se há espaço para ele no mercado.


Saber se as pessoas vão terão interesse em  comprar o seu  produto ou serviço.


E esse é um dos pilares que garante o sucesso de qualquer negócio. Afinal, o seu objectivo é fazer vendas.


É bem provável que você esteja 

a se perguntar como fazer isso.


Parece uma coisa difícil mas, 

na verdade não é.


Quer ver como?


Uma pesquisa de palavras chave pode ajudá-lo a perceber se as pessoas estão buscando pelo seu produto na internet.


Por exemplo, suponhamos que alguém queira comprar uma máquina de lavar , mas essa pessoa não tem noção de quanto custa, então decidi procurar na internet, com isso ela vai ao Google e faz uma pesquisa do tipo " máquinas de lavar a venda em Luanda".


Se você  colocar essas palavras  numa ferramenta de pesquisa de palavras chave, você conseguirá perceber qual o volume de buscas por ela.


Quer saber mais sobre palavras chaves? Veja esse guia para iniciantes da hubspot.


Outra forma de fazer isso  é através dos Marketplaces.


Alguns Marketeplaces, desponibilizam informações dos produtos mais  vendidos dentro da plataforma.


Temos ainda as redes sociais, através delas é fácil perceber pelos grupos e páginas de vendas a reação das pessoas a esse ou aquele produto, quantas pessoas curtiram, quantas demonstraram interesse em comprar, e por aí vai.


Esse tipo de pesquisa é importante para perceber as tendências do mercado em que pretende atuar.



3. Analise a concorrência


Seja qual for a sua ideia de negócio, provavelmente haverá alguém que venda um produto igual ou semelhante.


Com isso, você precisa criar diferencias de mercado, de formas a acrescentar valor ao seu produto e conseguir se destacar.


E que forma melhor para lhe ajudar a  fazer isso do que, analisando a sua concorrência? 


Isso mesmo, você precisa saber o que é que os seus concorrentes estão a fazer de bom, que pode ser aproveitado e onde eles estão a errar e tentar fazer melhor.


Todo negócio com presença online, certamente vai estar no Google, ou então em redes sociais como Facebook e Instagram,  é por  aí onde você deve começar por pesquisar e estudar a sua concorrência.


Dá uma olhada nos comentários, procure saber qual a opinião das pessoas em relação aquela marca.


Esteja atento às reclamações, identifique as principais dúvidas e dores dos consumidores.


Este é um trabalho de formiguinha, mas do qual não pode se demarcar, a sua tarefa é encontrar lacunas deixadas pelos seus concorrentes e usar isso a seu favor.


Analisar a concorrência é fundamental não só para perceber como as acções dos outros poderam impactar no seu negócio, mas também para retirar lições do que não fazer.



4. Defina um Público-Alvo


Compreender quem é o seu Público alvo é um factor importante, para se ter sucesso com o seu negócio, uma vez que você precisa saber como se comunicar com os seus prováveis consumidores e  também permite criar campanhas de marketing digital mais acertivas.


O foco aqui é saber quem é o  cliente ideal da sua marca.


Um erro muito comum cometidos por muitos empreendedores, é querer atingir todos os públicos adoptando uma linguagem mais genérica em vez de falar com um grupo em específico e acredita desse jeito o seu negócio não terá futuro.



5.Avalie a viabilidade do seu negócio


Para meter o seu negócio em movimento, você precisa de saber se ele realmente vai funcionar.


Análise os riscos e necessidades do seu projecto,comece com uma estrutura mínima viável. 


Com base nisso, é possível saber quanto é que o seu produto ou serviço pode lucrar.


Ao montar um MVP (produto mínimo viável), você minimiza os riscos e consegue prever até aonde é que o seu negócio consegue chegar.


O intuito aqui é  começar com o básico para vender e ir escalando o seu negócio aos poucos.



Numa primeira fase, se calhar é mais prudente começar a vender os seus produtos através do Facebook ou Instagram, ao invés de optar logo por uma loja virtual, como fase de teste até conseguir validar o seu modelo de negócio.



6.Crie o seu mercado ou Audiência


O mundo mudou, as pessoas hoje em dia já não dependem unicamente da televisão para se manterem informadas, recorrem a internet e isso fez com que o mercado se tornasse mais inteligente.


O consumidor passou a ter mais conhecimento e com isso ele não quer apenas comprar, ele precisa de se conectar com a marca antes de dar o passo seguinte.


Criar mercado, é sobretudo fazer  com que as pessoas confie em si enquanto marca.


E ainda mais na internet em que existem muitas distrações, você precisa de lutar pela atenção da sua audiência.


Invista em conteúdo relevante,  produza vídeos,  podcast, imagens, etc.


 Só não deixa de nutrir a sua audiência com bons conteúdos.


Pois quanto  maior a audiência maior o alcance de uma marca e isso resulta em mais conversões, ou seja você vende mais.



7. Invista em tráfego


Depois que você começou o seu negócio digital,  é necessário que as pessoas acessem o seu site ou página para poderem comprar o seu produto ou serviço.


De nada adianta ter uma loja que não recebe visitas não é mesmo.


Imagina que você tem uma loja no melhor ponto da cidade, mas por algum motivo ela está sempre vazia, você simplesmente não consegue vender.


Na internet acontece o mesmo, não basta contar apenas com a sorte e estar à espera que os seus potenciais clientes venham até si.


Investindo em tráfego, você pode fazer com que eles te encontrem com maior facilidade.


Quanto maior o seu tráfego, mais o seu negócio crescerá.


Anunciar o seu negócio no Google ou Facebook Ads é uma das estratégias que mais dão resultados.


Com o tráfego pago, os seus anúncios serão exibidos para um número maior de pessoas.Por isso é que você precisa investir em tráfego, se quiser acelerar as suas vendas.


8. Mantenha-se actualizado


uma vez que o mercado está em constante mudança. 


É importante se manter actualizado, para que o seu negócio digital tenha sucesso. 


Além disso, quando se é novo nestas andanças, muitas das vezes  não podemos contar com o apoio de uma equipa e acabamos por sermos nós mesmos a tratar de todas as tarefas inerentes ao dia-a-dia do nosso negócio.


Sendo assim, procure se capacitar.


Além de cursos, você pode buscar conhecimento para ampliar a sua visão de negócio de várias formas tais como, ler livros, ir a inventos sobre empreendedorismo ou ver videos na internet.


São muitas as possibilidades, portanto esteja atento e mantenha-se atualizado.


Conclusão


Ter um negócio online requer esforço e dedicação e isso pode determinar que tenha êxito ou não.


Mas com o planeamento certo é, meio caminho andado para que você se torne num empreendedor digital de sucesso.



Agora que você já sabe como montar um negócio online. Veja também  essas 5 ideias de renda extra online para você se inspirar e começar a construir o seu negócio hoje mesmo.


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Mariana Silva

Autodidata e empreendedora, criei o Empreender na Net para compartilhar experiências e inspirações sobre empreendedorismo digital e produtividade.

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