Como escrever bons títulos e atrair leitores


4 dicas para atrair lritores

É preciso mais do que um bom artigo, ou um  excelente design para levar as pessoas a lerem o que você escreve.


Se você quer atrair visitantes para o seu blogue, concentre-se em escrever títulos interessantes e chamativos.


O título é tão importante quanto o conteúdo em si, eu diria até mais. Pois, ele é o primeiro contacto que o leitor tem com o seu post.


Não é à toa que boa parte dos redatores  experientes são conhecidos por gastar 50% do tempo com títulos.


Considere o seguinte:


Suponhamos que vá conhecer alguém e que, logo de primeira essa pessoa lhe passe uma boa impressão.


Você se sentirá com vontade de conhecer ainda  mais essa pessoa.


Do contrário, perderá o interesse, não é verdade?


 O mesmo acontece com os títulos.


Com base neles, o leitor decide tomar uma ação e isso vale para artigos de blogs, e-mail marketing, posts para redes sociais, anúncios publicitários, livros, etc.


Por isso, é que esse artigo traz dicas para te ajudar a escrever bons títulos.


Acompanhe!


4 Dicas para escrever bons títulos


1. Seja claro e objetivo 

Títulos que passam uma ideia clara e objetiva são fáceis de entender, e ajudam a atrair cliques.

Ao contrário de títulos que não vão direto ao ponto, causam estranheza e confundem o leitor.


2.  um bom título  deve ser útil 

A primeira pergunta que o  leitor faz ao  ler o  seu título é "o que que eu ganho com isso?"


Sendo assim,  o título deve transmitir que o conteúdo do post é útil para a pessoa que o vai ler.


Ao sentir  que pode aprender uma nova habilidade, ou sanar alguma dúvida em relação ao assunto proposto,  o interesse da parte de quem lê é maior.

 

Por isso, é importante que o  seu artigo  ofereça a solução de um problema.


No entanto, a abordagem e linguagem a serem adotadas vai depender da persona e do estágio do funil em que ela se encontra.



3. Conheça o seu público Alvo

Quando você sabe para quem escreve, fica mais fácil acertar no título.


Apele às emoções do seu público, envolve-o, seja autêntico  e  no final cumpra com o que prometeu.



4. Escreva títulos otimizados para SEO.

SEO, é um conjunto de técnicas
utilizadas para fazer com que uma página
apareça na pesquisa do Google.

Um dos principais pontos para otimizar o seu conteúdo, para os sistemas de busca ,é fazer uso de palavras chave.


Para que  isso aconteça, é importante usá-las não só no título mas ao longo do artigo.


Ao escrever em torno de uma ou mais palavras chave, lembre-se de ter em mente o seu objetivo e adoptar uma abordagem clara quanto a mensagem a ser passada.


Palavras chaves contribuem para que o seu artigo seja encontrado por mais pessoas melhorando assim o alcance orgânico da sua marca.



Metodologias usadas 


Agora que você já entendeu a  importância de escrever títulos atrativos e chamativos  para os seus posts.


Vamos conhecer algumas técnicas usadas pelos maiores especialistas no assunto.


Use estes modelos como guia para melhorar os seus títulos e fazer com que os seus posts sejam lidos.

O modelo AIDA

A sigla AIDA significa, atenção, interesse, desejo e ação.


Trata-se de uma técnica usada no marketing, para descrever as etapas pelas quais um consumidor passa durante a jornada de compra.


É um ciclo que você deve seguir para atrair visitantes para o seu site.



Atenção- o objetivo é usar uma palavra ou expressão que atraia a atenção imediata do leitor.


Exemplo:

7 maneiras incríveis de ……



Interesse-  Quando você cria artigos que oferecem um benefício para quem vai ler, você desperta o interesse das pessoas ( no caso deste artigo é aprender a escrever bons títulos)



Desejo- O desejo é despertado pela combinação de dois fatores: quando você mostra os benefícios que o seu artigo irá trazer na vida daquele leitor e acrescenta a isso um senso de urgência.



Exemplo

Aprenda a tocar violino em 2 meses



Ação- No final do artigo remate com um CTA ( chamada para ação), ao pedir ao leitor para compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais, ou para se inscrever na sua newsletter.


Ao compartilhar nas redes sociais, com o uso do " clique aqui  para ler o artigo."


O modelo dos 4 Us

A técnica dos 4Us assenta em 4 princípios:


Seja útil- o seu artigo deve solucionar uma dor ou problema do seu leitor.


Crie um senso de urgência- uma das razões para o gatilho mental da urgência funcionar tão bem é que as pessoas buscam por soluções rápidas. No entanto, use- o apenas se a sua oferta for útil e irresistível.


Faça isso usando expressões como

"Somente hoje", "Compre agora"

e "último dia".


Seja único- transmita a ideia de que o principal benefício que você entrega não será  encontrado em mais lugar nenhum.


Faça tudo de forma ultra específica- 

Quanto mais específica  for a oferta, mais ela se torna útil para o leitor.


Exemplo:

Aprenda italiano, falando com italianos.


Mais algumas dicas finais

Agora que passamos a parte mais técnica vamos continuar com algumas dicas finais para escrever títulos que convertem.

  • Examine os jornais e capas de revistas- Títulos de jornais e capas de revistas podem ter muito a nos ensinar. 


  • Faça uma lista, escreva vários títulos diferentes e leia-os em voz alta (eu simplesmente escolho o que me soa melhor).


  • Use modelos prontos, entenda que você não precisa reinventar a roda, tudo o que você tem que fazer, é usar o que já vem sendo feito e funciona e trazer para a sua realidade.


  • Pratique e teste bastante, se achar que o título não teve a reação esperada, volte a tentar.


  • Por último e não menos importante, coloque-se no lugar do seu leitor . Ao escrever um título pergunte-se se gostaria de continuar com a  leitura, se a resposta for não, desista dele.


Conclusão

Como você  viu, o título é fundamental para atrair leitores.


Não deixe negligenciada esta parte tão importante da escrita.


Concentre-se em escrever  bons títulos  e você obterá leitores entusiasmados.


Que truques você usa para escrever bons títulos?  Compartilhe nos comentários.





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Mariana Silva

Autodidata e empreendedora, criei o Empreender na Net para compartilhar experiências e inspirações sobre empreendedorismo digital e produtividade.

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