É preciso mais do que um bom artigo, ou um excelente design para levar as pessoas a lerem o que você escreve.
Se você quer atrair visitantes para o seu blogue, concentre-se em escrever títulos interessantes e chamativos.
O título é tão importante quanto o conteúdo em si, eu diria até mais. Pois, ele é o primeiro contacto que o leitor tem com o seu post.
Não é à toa que boa parte dos redatores experientes são conhecidos por gastar 50% do tempo com títulos.
Considere o seguinte:
Suponhamos que vá conhecer alguém e que, logo de primeira essa pessoa lhe passe uma boa impressão.
Você se sentirá com vontade de conhecer ainda mais essa pessoa.
Do contrário, perderá o interesse, não é verdade?
O mesmo acontece com os títulos.
Com base neles, o leitor decide tomar uma ação e isso vale para artigos de blogs, e-mail marketing, posts para redes sociais, anúncios publicitários, livros, etc.
Por isso, é que esse artigo traz dicas para te ajudar a escrever bons títulos.
Acompanhe!
4 Dicas para escrever bons títulos
1. Seja claro e objetivo
Títulos que passam uma ideia clara e objetiva são fáceis de entender, e ajudam a atrair cliques.
Ao contrário de títulos que não vão direto ao ponto, causam estranheza e confundem o leitor.
2. um bom título deve ser útil
A primeira pergunta que o leitor faz ao ler o seu título é "o que que eu ganho com isso?"
Sendo assim, o título deve transmitir que o conteúdo do post é útil para a pessoa que o vai ler.
Ao sentir que pode aprender uma nova habilidade, ou sanar alguma dúvida em relação ao assunto proposto, o interesse da parte de quem lê é maior.
Por isso, é importante que o seu artigo ofereça a solução de um problema.
No entanto, a abordagem e linguagem a serem adotadas vai depender da persona e do estágio do funil em que ela se encontra.
3. Conheça o seu público Alvo
Quando você sabe para quem escreve, fica mais fácil acertar no título.
Apele às emoções do seu público, envolve-o, seja autêntico e no final cumpra com o que prometeu.
4. Escreva títulos otimizados para SEO.
Um dos principais pontos para otimizar o seu conteúdo, para os sistemas de busca ,é fazer uso de palavras chave.
Para que isso aconteça, é importante usá-las não só no título mas ao longo do artigo.
Ao escrever em torno de uma ou mais palavras chave, lembre-se de ter em mente o seu objetivo e adoptar uma abordagem clara quanto a mensagem a ser passada.
Palavras chaves contribuem para que o seu artigo seja encontrado por mais pessoas melhorando assim o alcance orgânico da sua marca.
Metodologias usadas
Agora que você já entendeu a importância de escrever títulos atrativos e chamativos para os seus posts.
Vamos conhecer algumas técnicas usadas pelos maiores especialistas no assunto.
Use estes modelos como guia para melhorar os seus títulos e fazer com que os seus posts sejam lidos.
O modelo AIDA
A sigla AIDA significa, atenção, interesse, desejo e ação.
Trata-se de uma técnica usada no marketing, para descrever as etapas pelas quais um consumidor passa durante a jornada de compra.
É um ciclo que você deve seguir para atrair visitantes para o seu site.
Atenção- o objetivo é usar uma palavra ou expressão que atraia a atenção imediata do leitor.
Exemplo:
7 maneiras incríveis de ……
Interesse- Quando você cria artigos que oferecem um benefício para quem vai ler, você desperta o interesse das pessoas ( no caso deste artigo é aprender a escrever bons títulos)
Desejo- O desejo é despertado pela combinação de dois fatores: quando você mostra os benefícios que o seu artigo irá trazer na vida daquele leitor e acrescenta a isso um senso de urgência.
Exemplo:
Aprenda a tocar violino em 2 meses
Ação- No final do artigo remate com um CTA ( chamada para ação), ao pedir ao leitor para compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais, ou para se inscrever na sua newsletter.
Ao compartilhar nas redes sociais, com o uso do " clique aqui para ler o artigo."
O modelo dos 4 Us
A técnica dos 4Us assenta em 4 princípios:
Seja útil- o seu artigo deve solucionar uma dor ou problema do seu leitor.
Crie um senso de urgência- uma das razões para o gatilho mental da urgência funcionar tão bem é que as pessoas buscam por soluções rápidas. No entanto, use- o apenas se a sua oferta for útil e irresistível.
Faça isso usando expressões como
"Somente hoje", "Compre agora"
e "último dia".
Seja único- transmita a ideia de que o principal benefício que você entrega não será encontrado em mais lugar nenhum.
Faça tudo de forma ultra específica-
Quanto mais específica for a oferta, mais ela se torna útil para o leitor.
Exemplo:
Aprenda italiano, falando com italianos.
Mais algumas dicas finais…
Examine os jornais e capas de revistas- Títulos de jornais e capas de revistas podem ter muito a nos ensinar.
Faça uma lista, escreva vários títulos diferentes e leia-os em voz alta (eu simplesmente escolho o que me soa melhor).
Use modelos prontos, entenda que você não precisa reinventar a roda, tudo o que você tem que fazer, é usar o que já vem sendo feito e funciona e trazer para a sua realidade.
Pratique e teste bastante, se achar que o título não teve a reação esperada, volte a tentar.
Por último e não menos importante, coloque-se no lugar do seu leitor . Ao escrever um título pergunte-se se gostaria de continuar com a leitura, se a resposta for não, desista dele.
Conclusão
Como você viu, o título é fundamental para atrair leitores.
Não deixe negligenciada esta parte tão importante da escrita.
Concentre-se em escrever bons títulos e você obterá leitores entusiasmados.
Que truques você usa para escrever bons títulos? Compartilhe nos comentários.