18 hábitos de pessoas altamente produtivas: o que as pessoas eficientes têm em comum

Hábitos de pessoas produtivas
Créditos de imagem:©Katie Harp-unsplash























Todos nós conhecemos aquela pessoa que parece estar sempre a fazer coisas.


Seja um amigo ou um colega, esta é a pessoa cujo trabalho sempre é feito cedo. Aquele que de alguma forma consegue terminar as tarefas de uma hora em 20 minutos.


Aquele que as pessoas descrevem como um robô ou máquina, porque certamente nenhum humano simples poderia trabalhar tão rápido quanto eles.


E, no entanto, essas pessoas existem, trabalhando com eficiência máxima. O que essas pessoas altamente produtivas têm em comum? Como elas fazem isso?


Os hábitos de pessoas altamente produtivas

É tentador ver pessoas altamente produtivas como máquinas (ou magos). Mas ao estudar como elas funcionam com eficiência e superam os desafios que todos enfrentamos, é possível aumentar a sua própria produtividade também.


Como as pessoas mais eficientes superam desafios como:


  • Procrastinar nas tarefas - tanto as pequenas e chatas quanto as grandes e desafiadoras;
  • Trabalho chato que precisa apenas ser feito;
  • Responder a e-mails e outras mensagens durante o trabalho;
  • Manter-se motivado e com energia durante todo o dia de trabalho;
  • Focar e finalizar os projetos mais importantes da sua lista.


A seguir estão 18 dos hábitos mais importantes de pessoas altamente produtivas. De maneiras de gastar menos tempo com e-mails a métodos para manter o foco, essas dicas de produtividade podem ajudá-lo a maximizar a sua eficiência - e fazer mais.


Você não se tornará mais produtivo de dia para noite. Mas se você fizer pequenas mudanças e colocar alguns desses hábitos em prática, estará no caminho certo para se tornar mais eficiente.


Como ser mais produtivo

Aumente a produtividade e torne-se altamente eficiente com estes hábitos:


  1. Concentre-se nas tarefas mais importantes primeiro
  2. Cultive um trabalho profundo
  3. Mantenha uma lista de distrações para se manter concentrado
  4. Use a Matriz de Eisenhower para identificar prioridades de longo prazo
  5. Use a regra 80/20
  6. Divida as tarefas em partes menores
  7. Faça pausas
  8. Tome menos decisões
  9. Elimine a comunicação ineficiente
  10. Encontre atalhos repetíveis
  11. Aprenda com os sucessos e também com os erros
  12. Planeje quando as coisas derem errado
  13. Trabalhe antes de ficar motivado ou inspirado
  14. Não faça multitarefas
  15. Encha o tanque - recarregue
  16. Afie o machado
  17. Gerencie sua energia (não apenas tempo)
  18. Aprenda a dizer “não”


1. Concentre-se nas tarefas mais importantes primeiro 

Dica de produtividade - concentre-se primeiro nas tarefas mais importantes

A teoria por trás das tarefas mais Importantes é que, qualquer lista de tarefas a fazer possui algumas tarefas que são mais importantes do que outras. Se você se concentrar em simplesmente marcar os itens da lista de tarefas, acabará com uma mistura de tarefas importantes e menos importantes concluídas.


Também expõe você ao potencial de procrastinação - é fácil passar o dia todo verificando tarefas fáceis e menos importantes, em vez de se empenhar nas coisas difíceis.


Em vez disso, gaste alguns minutos no início do dia para escolher de 1 a 3 tarefas importantes- as coisas que, não importa o que aconteça, você precisa terminar no final do dia.


Com um foco renovado no que é importante, é mais fácil criar uma lista de tarefas significativa -  certifique-se de que as coisas importantes sejam feitas.



2. Cultive um trabalho profundo

Dica de produtividade - cultive um trabalho profundo (mesmo que isso signifique não dizer mais nada)


Algumas tarefas são simplesmente difíceis. Você precisa dedicar muito tempo e esforço mental para concui-las. Essas tarefas são chamadas de "trabalho profundo".


No livro, Trabalho profundo: Regras para o sucesso focado num mundo distraído .Cal Newport argumenta que a habilidade de foco intenso é cada vez mais rara - e aqueles que podem dominá-la estão em uma vantagem enorme.


Algumas das recomendações de Newport para cultivar um trabalho profundo são:


  • Programe um trabalho profundo: planeje um trabalho profundo na sua programação num horário semelhante todos os dias, provavelmente pela manhã. Ter um horário regular para fazer um trabalho profundo ajuda a torná-lo um hábito.
  • Fique entediado: parece contra-intuitivo chamar o tédio de um hábito produtivo, mas sentir-se confortável com o tédio é importante. O trabalho profundo nem sempre é agradável, e o tédio ou a frustração são o que nos leva a buscar distrações. Evite usar a mídia social para entretenimento tanto quanto possível e fique mais confortável sem fazer nada.
  • Seja mais difícil de entrar em contacto: o e-mail e outras distrações podem ser reduzidos pedindo às pessoas que entram em contacto com você, para trabalhar mais no início. Peça às pessoas para pesquisarem as suas perguntas antes de chegar até você e forneça o máximo de informações possíveis nos seus e-mails. O mesmo vale para você, gastar tempo com comunicações em vez de enviar um e-mail rápido pode minimizar o vai e vem.
  • Conheça os seus hábitos de trabalho: você trabalha melhor isoladamente? Com pausas periódicas? Você  trabalha com uma agenda agitada? Você não precisa revisar toda a sua programação - apenas reserve algum tempo para um trabalho profundo.
Pessoas altamente produtivas dominam a habilidade do trabalho profundo.


3. Mantenha uma lista de distrações para manter o foco

Dica de produtividade - mantenha uma lista de distrações, para anotar ideias nas quais você pensa enquanto está a trabalhar

Hábitos de pessoas eficientes
Créditos:©Kates Stokes- unsplash













Com e-mails, mídias sociais e milhares de pequenas tarefas, é fácil se distrair quando tentamos ser produtivo.


Esteja você tentando se concentrar num trabalho profundo ou apenas lidando com tarefas menores, as distrações são a ruína da produtividade. É difícil manter hábitos de trabalho eficientes com distrações ao redor.


Um método poderoso de reduzir distrações é criar uma "lista.


Mantenha esta lista - seja um Documento Google ou um bocado de papel físico - por perto enquanto trabalha. Sempre que um pensamento perturbador surgir, escreva-o na lista e volte ao trabalho.


Esta técnica, que é um dos segredos da Técnica Pomodoro , é poderosa porque muitas vezes suas distrações legitimamente requerem atenção.


Caso esteja concentrado a fazer um trabalho e de repente se lembre de uma conta que precisa ser paga, ou tenha uma ideia nova para aquele projeto que tem em mãos, esses são pensamentos que merecem a sua atenção.


À medida que os pensamentos surgirem durante o trabalho, anote-os. Depois de interromper o trabalho, você pode voltar e resolvê-los ou adicioná-los à sua lista maior de tarefas pendentes.



4. Use a Matriz de Eisenhower para identificar as prioridades de longo prazo

Dica de produtividade - use a Matriz de Eisenhower para encontrar as suas tarefas importantes, mas não urgentes


A matriz de Eisenhower, usada por Dwight Eisenhower para tomar decisões durante o seu tempo como general, foi popularizada pelo livro de Stephen Covey, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Ajuda você a determinar rapidamente o que deve fazer e o que deve ser ignorado.


Para criar uma matriz de Eisenhower, faça um quadrado 2 x 2. Num eixo, escreva "importante" e "não importante". No outro, "urgente" e "não urgente".


Imagem: ©dnc group













Organizar a sua lista de tarefas com base na importância e urgência de cada tarefa pode ajudá-lo a identificar perdas de tempo que não valem a pena.


Você passa a maior parte do tempo a fazer coisas urgentes, mas não importantes? Procure maneiras de delegar, automatizar ou eliminar.


Gasta tempo com coisas que não são importantes ou urgentes? Ignore essas coisas.


Você reserva um tempo para trabalhar em coisas que são importantes, mas não urgentes? Se você for como a maioria das pessoas, pode passar mais tempo neste quadrante. A matriz de Eisenhower torna mais fácil ver o que é importante e o que não é.


5. Use a regra 80/20

Dica de produtividade - use a regra 80/20 para concentrar o seu tempo nas tarefas mais impactantes.


Outra forma de priorizar tarefas vem do princípio 80/20.


Descoberta pelo economista italiano Vilfredo Pareto, a regra 80/20 (também chamada de Princípio de Pareto) afirma que, em qualquer busca, 80% dos resultados virão de 20% dos esforços.


Para maximizar a eficiência, pessoas altamente produtivas identificam os 20% mais importantes do seu trabalho. Em seguida, procuram maneiras de reduzir os outros 80% da sua programação, para encontrar mais tempo para as coisas que causam maior impacto.


6. Divida as tarefas em partes menores

Dica de produtividade - divida as tarefas em uma única etapa seguinte. Isso vai parar a procrastinação
.

Por que você procrastina?


Há vários motivos pelos quais as pessoas procrastinam, mas um dos mais importantes é que as tarefas  da sua lista parecem assustadoras demais.


Se você tiver itens da lista de tarefas que são grandes em escopo e não muito específicos, lidar com essas tarefas se torna um desafio. Você olha para o item e pensa “Eu nem sei por onde começar”.


Você pode começar por dividir as tarefas grandes em tarefas menores. Estabeleça pequenos objetivos para cada tarefa.


Se eu tiver um item da lista de tarefas rotulado “ escrever uma postagem no blogue sobre produtividade”, é fácil (ironicamente) adiar - porque existem alguns lugares diferentes onde eu poderia começar.


E se eu dividir essa tarefa maior em partes menores? Em vez de "escrever um blog post sobre produtividade", um exemplo da minha lista de tarefas poderia ser:


  • Procure palavras-chave relacionadas à produtividade e hábitos bons e eficientes;
  • Leia os 10 principais resultados do Google sobre produtividade;
  • Pense em outros métodos para se tornar mais produtivo;
  • Organize as ideias que encontrei ou pensei em um esboço;
  • Anote quaisquer pensamentos específicos sobre cada tática usando marcadores;
  • Passe pelos meus marcadores um de cada vez, para transformá-los em seções completas;
A minha maior tarefa tornou-se seis tarefas menores. Claro, isso torna a minha lista de tarefas mais longa, mas também me ajuda a fazer as coisas mais rapidamente - e não preciso pensar por onde começar.

Cada item da minha lista é incrivelmente específico. Tudo o que tenho a fazer é resolvê-los em ordem. 


7. Faça pausas

Dica de produtividade - fazer pausas torna você mais produtivo. Uma pequena pausa a cada 55 minutos é o ideal.


Ninguém, nem mesmo pessoas altamente produtivas, consegue se concentrar por oito horas seguidas. Simplesmente não é possível. Não importa quantos hábitos eficientes você crie, você não pode manter o foco livre de distrações por tanto tempo.


É por isso que fazer pausas é tão importante (e pesquisas mostram que isso torna as pessoas mais produtivas). Mesmo pausas de apenas alguns minutos podem ajudá-lo a recarregar as baterias e ter novas ideias.


Seja proativo nas pausas. Quando você faz pausas, é importante torná-las estruturadas e deliberadas. É fácil justificar distrações como "fazer uma pausa". Mas se você não tem um intervalo programado, é possível que você esteja apenas distraindo-se.


Métodos como a técnica Pomodoro podem ajudar. A Técnica Pomodoro sugere blocos de 25 minutos de trabalho, com intervalos curtos de 5 minutos. Você trabalha intensamente por um período específico de tempo, seguido por não trabalhar intencionalmente por um período mais curto. 


Agendar intervalos pode mantê-lo atualizado e produtivo ao longo de um dia inteiro.


8. Tome menos decisões (sobre coisas que não são importantes)

Dica de produtividade - tome menos decisões. Tente automatizar decisões ou tomar decisões menos importantes sem pensar muito


Algumas decisões são importantes. A maioria não é. Se você deseja ser mais produtivo, considere terceirizar ou eliminar as decisões do dia a dia.


 O autor e empresário Ramit Sethi tem o que ele chama de “ Regra de Compra de Livros de Ramit :”


“Se você está pensando em comprar um livro, basta comprá-lo. Não perca cinco segundos debatendo sobre isso. Mesmo uma ideia faz com que valha a pena o preço. ”


Se você está tentando decidir entre dois livros para ler, Sethi diria: “leia os dois”. Não faz sentido desperdiçar sua energia de tomada de decisão com coisas sem importância.


9. Elimine a comunicação ineficiente (gaste menos tempo com e-mails)

Dica de produtividade - gaste menos tempo com e-mail colocando mais informações nos seus e-mails (reduza a troca de mensagens)

Hábitos de pessoas eficientes
Créditos:© Andrew Neel- unsplash


É hora de chegarmos ao elefante na sala: e-mail.


O e-mail é frequentemente considerado a ruína dos hábitos de produtividade. Muitas pessoas passam o dia de trabalho com a caixa de entrada de e-mail claramente visível, respondendo a todas as notificações que chegam.


Como foi dito na seção de trabalho profundo, há muito valor em reduzir esses tipos de distração. Uma maneira de fazer isso é simplesmente minimizar a sua caixa de entrada e verificar em intervalos específicos.


Outra é tornar-se mais eficiente nas suas comunicações por email, para começar. Em outras palavras: envie e-mails melhores.


Você já tentou agendar uma reunião e, em seguida, enviou outros cinco e-mails para definir um horário e local específicos?


E se você pudesse reduzir o número de e-mails necessários para agendar reuniões simples? Ou tornar cada e-mail mais preciso, para que haja menos idas e vindas antes de você realmente chegar ao trabalho real?


Pessoas altamente produtivas reduzem o número de e-mails que enviam, tornando cada e-mail mais claro e valioso. Isso pode significar que cada e-mail leva mais alguns minutos para ser escrito - mas também economiza tempo.


Se você precisar agendar uma reunião com um funcionário, não envie apenas um e-mail como este:


“Olá, [nome do funcionário],


Queria me encontrar para conversarmos sobre o [projeto]. Quando é um bom momento para você?


Atenciosamente,

[seu nome] ”


Um e-mail como esse dá conta do recado, mas levará a muitos e-mails adicionais de agendamento.


A sua real reunião também acabará sendo bastante ineficiente, pois você precisará examinar a agenda pessoalmente - e a outra pessoa não terá tempo para pensar nas respostas às suas perguntas.


Um e-mail melhor pode ser parecido com este.


“Olá, [nome do funcionário],


Queria me encontrar para conversarmos sobre o [projeto]. Eu queria falar especificamente sobre:


[Tópico 1 da agenda do projeto]


[Tópico 2 da agenda do projeto]


[Tópico 3 da agenda do projeto]


Dei uma olhada na sua agenda e parece que ambos estaremos livres na terça às 10h ou na quarta às 13h. Deixe-me saber o que funciona melhor para você e fique à vontade para reservar um agendamento.


Atenciosamente,

[seu nome] ”


Este e-mail é um pouco mais longo. É preciso pensar um pouco mais para escrever. Mas também é muito mais eficiente. Vai demorar entre 0 e mais 2 e-mails para configurar esta reunião, e você entrará com uma agenda e objetivos claros.


Desde agendar reuniões até dar tarefas ou fazer perguntas, torne seus e-mails o mais precisos possível. Isso exige um pouco mais de trabalho inicial, mas, em última análise, torna você mais eficiente e reduz o trabalho desnecessário.


10. Encontre atalhos repetíveis - automatize tarefas

Dica de produtividade - o que você faz continuamente? Procure tecnologia que possa automatizar essas tarefas


Se faz as mesmas coisas continuamente, procure maneiras de fazer essas coisas mais rapidamente.


Isso pode ser tão simples quanto aprender atalhos de teclado comuns ou envolver a automação de seções inteiras da sua empresa.


Quais são algumas maneiras de encontrar atalhos? Aqui estão alguns exemplos possíveis:


  • Reúna procedimentos operacionais padrão para tarefas comuns, para que você possa seguir rapidamente as listas de verificação em vez de trabalhar do zero;
  • Delegue tarefas a estagiários ou outros funcionários, quando apropriado. (Apenas certifique-se de acompanhar e atualizar a sua equipa regularmente.);
  • Aprenda atalhos de teclado simples que aparecem com frequência;
  • Use a tecnologia para cuidar de tarefas repetitivas.

Tarefas repetitivas são ótimas candidatas para atalhos, delegação ou automação.

Tirá-los da sua programação pode economizar muito tempo e energia.


11. Aprenda com os sucessos e também com os erros

Dica de produtividade - aprenda com os seus sucessos, não apenas com os erros. Torne os processos eficientes mais eficientes.


Um dos desafios das pessoas altamente produtivas é garantir que o trabalho rápido também seja um bom trabalho.


Quando você trabalha rapidamente, você se abre para cometer erros. Pessoas altamente produtivas enfrentam esse risco aprendendo e melhorando a cada momento possível - de modo que produzir um bom trabalho se torne intuitivo.


Aprender com os erros é óbvio (embora, claro, valioso). Quando algo dá errado, analisar os erros e procurar maneiras de evitá-los é uma experiência de aprendizado extremamente valiosa.


Tão importante, e muito menos comum, é aprender com os sucessos. Quando algo vai bem, por quê?


Quando você tem sucesso, pode ser tentador abrir o champanhe e começar a comemorar. E não me interpretem mal - é bom comemorar os sucessos.


Mas os sucessos merecem tanto escrutínio quanto os fracassos.


Pessoas altamente produtivas aproveitam ao máximo os sucessos descobrindo como repeti-los. O que deu certo e por quê? O que você deve tirar dessa experiência e usar novamente? Existem elementos de um projeto bem-sucedido que não foram tão eficazes e podem ser eliminados?


Fazer essas perguntas ajuda você a ir de um sucesso, para sucessos repetidos. Também ajuda a entender os seus sucessos a um nível mais intuitivo - o que economiza tempo sempre que você se senta para trabalhar num novo projeto.



12. Planeje quando as coisas derem errado.

Dica de produtividade - faça um plano se / então para quando as coisas derem errado (antes que elas dêem errado)


Acontece com todo mundo. Você tem grandes planos para hoje - será o seu dia mais produtivo ainda - mas então pequenos incêndios começam a surgir e exigir a sua atenção.


Se o seu forno tiver um problema e você precisar chamar um técnico de manutenção, uma reunião de última hora aparece ou você se esqueceu de agendar o almoço - às vezes as coisas dão errado.


Pessoas altamente produtivas reconhecem a falácia do planejamento: o facto de que todos subestimam quanto tempo levará para concluir as tarefas.


Pesquisas sobre a falácia do planejamento mostram que, grande parte da razão para essa estimativa errônea é que nos esquecemos de levar em conta tarefas, ou responsabilidades que ainda não estão nos nossos calendários.


Você já tentou agendar uma reunião e pensou "vamos fazer isso na próxima semana, a semana que vem parece mais aberta?" Mas então a próxima semana chega e é tão ocupada como sempre.


Pessoas altamente produtivas percebem melhor que a próxima semana só parece aberta porque você ainda não agendou. Ao planejar interrupções e criar planos de contingência, pessoas altamente produtivas podem se adaptar rapidamente quando problemas não planejados se apresentarem.




13. Trabalhe antes de ficar motivado ou inspirado

Dica de produtividade - a motivação vem DEPOIS da produtividade (não antes). Comece a trabalhar para se inspirar.


Muitas pessoas que procuram adquirir hábitos mais produtivos falam sobre a necessidade de se inspirar ou motivar. Em vez disso, pessoas altamente produtivas se concentram em começar - estejam elas motivadas ou não.


A escritora Anne Lamott dá este conselho aos aspirantes a escritores: olhem através de uma moldura de uma polegada.


Hábitos de pessoas proditivas
Créditos:©Angeles Kamp-unsplash












O que isso significa?


Isso significa que você não precisa lidar com tudo de uma vez. Quando você tem problemas para se motivar, geralmente é porque está a olhar para o enorme escopo de um projeto.


Isso é intimidante. É difícil começar quando se depara com a enormidade de uma tarefa.


Lamott diz aos escritores que não se preocupem com inspiração ou motivação. Basta começar a escrever da menor maneira possível. Mesmo que você precise começar descrevendo  os seus próprios sapatos, colocar palavras - quaisquer palavras - na página é o primeiro passo.


O mesmo se aplica ao seu trabalho - mesmo se você não for um escritor.


Se você se sentir oprimido ou procrastinando, olhe através de um porta-retratos de 2,5 cm. Comece a fazer algo - como dividir tarefas em partes menores - e você achará mais fácil continuar.


Agir é o que leva à motivação, que por sua vez leva a mais ação. Pessoas altamente produtivas não esperam por motivação - elas começam a trabalhar e a motivação segue.



14. Não faça multitarefas

Dica de produtividade - não faça multitarefas. Verificar e-mail ou mídia social conta como multitarefa.


Com tantas distrações ao nosso redor, é tentador cair na armadilha da multitarefa.


A pesquisa sobre multitarefa é clara: as pessoas são péssimas nisso.


O motivo é que “multitarefa” na verdade tem um nome incorreto. Quando você tenta realizar várias tarefas ao mesmo tempo, não está realmente a fazer duas coisas ao mesmo tempo - mas sim a mudar rapidamente o foco entre duas coisas.


Cada vez que você muda, você tem que se concentrar novamente na nova tarefa. Como leva alguns minutos para acelerar uma tarefa, esses “custos de troca” tornam a multitarefa extremamente ineficiente.


Há momentos em que multitarefa está ok? Provavelmente.


Caso esteja a  limpar o seu apartamento enquanto ouve um audiolivro, provavelmente terá êxito. A razão é que as duas tarefas - limpar e ouvir - não usam os mesmos recursos mentais.


Mas se você escrever um e-mail ao mesmo tempo que tenta seguir as palavras de um podcast, ambas as tarefas estão a competir  por seus recursos de linguagem -o  seu trabalho ficará lento e a qualidade será prejudicada. Ele também retira a sua energia e deixa o seu cérebro mais cansado, o que significa que você também desacelera em tarefas futuras.


Mas como você interrompe a multitarefa?


Evitar a multitarefa pode ser tão simples quanto fechar a guia com seu e-mail e silenciar o e-mail ou as notificações de texto. Na maioria dos empregos, esperar meia hora extra para responder a um e-mail não será o fim do mundo.


Eliminar a multitarefa é um dos hábitos mais produtivos que você pode desenvolver.




15. Encha o tanque - recarregue

Dica de produtividade - a sua energia é tão importante quanto o tempo que dedica a  produtividade. Recarregue.


Táticas de produtividade, modelos de emails e priorização são métodos valiosos para melhorar a sua produtividade.


Mas eles não vão ajudar se você não estiver cuidando de si mesmo.


Pessoas altamente produtivas gastam tempo recarregando. Isso significa dormir o suficiente todas as noites, fazer exercícios e comer de forma saudável.


Se sente dificuldade em pensar direito ou tem problemas para se concentrar, dê uma olhada no seus hábitos pessoais. 


Durma. Faça Exercícios. Coma bem. Saia e apanhe um pouco de sol. Cuidar dos seus hábitos saudáveis ​​é uma parte crucial de hábitos de trabalho eficientes.




16. Afie o machado

Dica de produtividade - o tempo gasto para melhorar as tarefas economiza tempo nessas tarefas no futuro (afie o machado)



Como ser mais produtivo

Há uma frase famosa atribuída a Abraham Lincoln que diz:


“Dê-me seis horas para derrubar uma árvore e passarei as primeiras quatro afiando o machado.”


Se Lincoln realmente disse isso ou não, está em debate, mas a lição por trás disso é importante: se você quer ser produtivo, precisa ter certeza de estar atento.


Warren Buffett e Charlie Munger atribuem muito de seu sucesso à leitura .


Ao passar muito tempo lendo, adquirindo mais conhecimento e melhorando o seu comércio, eles foram capazes de tomar decisões mais rápidas e precisas.


Como Munger disse uma vez:


“Nem Warren nem eu somos espertos o suficiente para tomar decisões sem tempo para pensar. Tomamos decisões reais muito rapidamente, mas isso é porque passamos muito tempo a nos prepararmos sentados em silêncio, lendo e pensando. ”


Dedique tempo para melhorar e você será capaz de responder com mais eficiência a uma variedade de situações.



17. Gerencie a sua energia (não apenas tempo)

Dica de produtividade - gerencie a sua energia, não apenas o seu tempo


O gerenciamento do tempo é uma grande parte da produtividade. Muitos dos hábitos de produtividade desta lista o ajudarão a gerenciar o seu tempo com mais eficiência.


Mas tão importante - e freqüentemente esquecido - é o gerenciamento de energia. 


Hábitos produtivos significam gestão de energia


Se está exausto e mal consegue pensar, não importa quantas horas faltam no dia. Você não poderá usá-las de forma produtiva.


Essa é a lógica de lidar com tarefas difíceis no início do dia - usando os seus horários de pico com eficiência, você pode fazer mais em menos tempo antes de se cansar. 


Pessoas altamente produtivas sabem que não é suficiente ter tempo para fazer as coisas. Gerenciar a sua energia - para garantir que você enfrente as tarefas mais intensas enquanto tem energia para lidar com elas - é um truque importante para se tornar produtivo.



18. Saiba dizer "não"

Dica de produtividade -  Saiba dizer não, mesmo quando for desconfortável


É tão tentador dizer sim.


Novos projetos e oportunidades surgem o tempo todo. É fácil ficar animado com as possibilidades - e então acabar com muitos compromissos.


Dizer não é difícil. Significa deixar as coisas de lado conscientemente para que você tenha tempo para trabalhar nas suas prioridades mais importantes. Mark Shead, especialista em produtividade disse o seguinte sobre a importância de dizer não:


“Pessoas altamente eficientes são realmente boas em NÃO fazer as coisas.


Ter menos coisas para fazer significa que o tempo que você gasta em coisas importantes é mais focado e mais produtivo. Muitas vezes as pessoas pensam que estão se tornando mais produtivas ao preencher o dia com mais e mais trabalhos de baixo valor, mas esse trabalho de baixo valor tira a energia e a criatividade que poderiam ir para trabalhos de alto valor. 


As pessoas mais produtivas e eficientes  descobriram o que fazem de realmente valioso e se esforçaram para fazer isso da melhor maneira possível. Normalmente, isso significa que eles param de fazer algumas atividades ''boas'' para se concentrar nas coisas que são mais importantes para eles e para os seus objetivos.


Conclusão: como ser mais produtivo.

Pessoas altamente produtivas podem parecer mágicos ou robôs. Na maioria das vezes, as pessoas mais eficientes que você conhece conseguem encontrar maneiras de superar a procrastinação e outros desafios.


As pessoas mais eficientes não são necessariamente brilhantes - elas acabam de encontrar estratégias para vencer a procrastinação


Nossas dicas de produtividade se resumem a 4 coisas principais. Veja como ser mais produtivo:


  1. Gerencie bem o seu tempo
  2. Faça melhores listas de tarefas
  3. Se cuida
  4. Seja pro ativo
E mais uma dica: saiba quando pedir ajuda.


Pessoas inteligentes pedem ajuda. Pessoas produtivas admitem quando não sabem de algo. Quando você pede ajuda em vez de tentar fazer alguma coisa sozinho, você economiza tempo (e frustração). Certifique-se de saber quem são e quais são os seus recursos - e faça de pedir ajuda um hábito.


Para recapitular, aqui estão os 18 hábitos de trabalho que pessoas altamente produtivas usam para se tornarem mais eficientes:


  1. Concentre-se nas tarefas mais importantes primeiro
  2. Cultive um trabalho profundo
  3. Mantenha uma lista de distrações
  4. Use a matriz de Eisenhower
  5. Use a regra 80/20
  6. Divida as tarefas em partes menores
  7. Faça pausas
  8. Tome menos decisões sem importância
  9. Elimine a comunicação ineficiente
  10. Encontre atalhos repetíveis
  11. Aprenda com os sucessos e também com os erros
  12. Planeje quando as coisas derem errado
  13. Trabalhe sem ficar motivado ou inspirado
  14. Não faça multitarefas
  15. Encha o tanque e recarregue
  16. Afie o machado e melhore constantemente
  17. Gerencie a energia e também o tempo
  18. Aprenda a dizer “não

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Mariana Silva

Autodidata e empreendedora, criei o Empreender na Net para compartilhar experiências e inspirações sobre empreendedorismo digital e produtividade.

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