Segundo Neil Patel, que é um dos nomes mais influentes do Marketing digital da atualidade ," criar um blog já não significa somente escrever".
Se pensarmos em todas as coisas que temos que fazer para conseguirmos gerir um blog, logo chegamos a conclusão de que essa afirmação faz todo sentido.
A verdade é que, quando decidimos começar um blog não temos muita noção disso(eu mesma não tinha), mas rapidamente nos deparamos com a realidade e percebemos que para além de escrever é preciso pesquisar palavras-chave, distribuir o conteúdo produzido, dedicar tempo para otimizar a página e por aí vai.
Felizmente para facilitar a nossa vida, podemos contar com ferramentas para blogs, que podem ser de grande ajuda no processo de produção de conteúdo e como consequência trazer mais tráfego para o seu blog.
Por isso, aqui vai a lista que fiz com algumas sugestões de ferramentas que te ajudarão na gestão do seu blog.
Acompanhe!
11 Ferramentas para blogs
Para escrever artigos:
1. Google Docs
Mais do que escrever, o Google Docs ajuda a organizar a estrutura de tópicos do seu post.Com isso, fica mais fácil seguir uma linha de raciocínio o que facilita bastante a tarefa.
O uso dessa estrutura, deixa a organização do post visualmente mais agradável, através dela é possível ter uma visão dos principais tópicos a serem abordados no artigo e ordená-los conforme a hierarquia que você decidir.
O Google Docs, destaca os erros ortográficos e gramaticais e dá sugestões de correção e o bom de tudo isso, é que os arquivos são armazenados na nuvem o que permite editar os documentos de qualquer lugar, bastando que faça login na na conta, ou então aceda através do aplicativo móvel.
Para encontrar
imagens e design:
2. Unsplash
Uma boa imagem é algo que não pode faltar num artigo de blog e para isso uso o Unsplash.
O unsplash é um banco de imagem gratuito, que lhe oferece milhares de imagens livre para uso comercial. Para quem não quer perder tempo a tirar fotografias e ainda ter que editá-las, é uma mais valia
Uma das coisas que mais me agrada nessa ferramenta ( além das belas imagens) , é a possibilidade de fazer downloads sem precisar de cadastro ou atribuir créditos.
3. Canva
O Canva é uma das ferramentas de design mais conhecidas, com ele é possível criar designs profissionais facilmente sem ter de usar ferramentas mais complexas, como o Photoshop por exemplo.
O Canva pode ser usada tanto no computador, ou através do aplicativo móvel, você pode efectuar um cadastro ou então entrar com a conta do Facebook.
O Canva ajuda-te com uma infinidade de coisas, desde posts para redes sociais a ebooks e ainda oferece uma variedade de modelos prontos editáveis e um grande acervo de imagens e recursos visuais.Caso opte por um plano pago, é possível ter acesso a muitos mais recursos, mas só com a versão gratuita já é possível fazer muita coisa.
Basicamente eu uso o Canva para fazer toda a parte visual aqui do blog, principalmente para dimensionar as imagens ou criar posts para as redes sociais.
Para agendar e fazer publicações:
4. Buffer
O Buffer permite que o usuário publique e agende postagens para os seus canais em horários predeterminados.
Com o Buffer, é possível saber qual a melhor hora para postar em cada rede social, tendo para isso que programar a sua conta e instalar a extensão no Google Chrome.
Com o Buffer, fica muito mais fácil distribuir o conteúdo do seu blog nas redes sociais , além de salvar tempo uma vez que, não terá de fazer tudo manualmente.
Para organização:
5. Trello
O Trello é uma ótima ferramenta para organizar e gerir as tarefas do dia-a-dia, ideal para quem trabalha em equipa ou produz uma grande quantidade de conteúdos.
Intuitivo e muito fácil de usar, as tarefas são organizadas em cartões que podem ser arrastados e soltos em quadros consoante os seus objetivos.
Para além de criar tarefas, com o Trello você pode estabelecer datas de entrega dos seus projetos e atribuir tarefas para os membros da sua equipa.
Uma boa maneira de usar o Trello é criando um calendário editorial, para ajudar na sua estratégia de Marketing de conteúdo, ou ainda elaborar um plano de tarefas da semana.
A versão básica é gratuita, mas você pode pagar para ter acesso a mais recursos.
6.Easy Notes
O Easy Notes é uma aplicação que serve para fazer anotações e organizar tarefas, onde você pode criar lembretes para que não se esqueça de realizar nenhuma atividade.
As notas podem ser organizadas por categorias e ficam afixadas em cartões coloridos.
Eu uso esse aplicativo para anotar qualquer ideia que tenha em relação ao blog.
Para guardar páginas para leitura:
7. Pocket
Basicamente o que o Pocket faz é guardar páginas da internet, para serem visualizadas quando quiseres, sem precisar de uma conexão de internet.
Essa ferramenta é muito útil, pois me permite organizar todos os assuntos pesquisados na internet e com isso já deixo preparada uma lista com os artigos que vão servir de referência para quando começar a escrever o post.
Utilizar o Pocket não tem segredo nenhum só tens de fazer o download da aplicação (Android ou IOS) , ou então acessar a versão online a partir do computador e a seguir efetuar um cadastro, feito isso é só copiares os links dos seus artigos favoritos e inseri-lós dentro da ferramenta e ela automaticamente irá salvar a página, para que possa acessar depois.
Para captura de emails e gestão de leads:
8. MailChimp
O MailChimp é uma ferramenta que permite monitorar e analisar as suas campanhas de e-mail marketing.
Com o MailChimp é possível criar um e-mail em poucos minutos.
Essa ferramenta é gratuita para até 2000
subscritores.
9. Converkit
O converkit uma ferramenta parecida com a MailChimp, só que mais cara e com muitos mais recursos. Ideal para
blogueiros iniciantes, pois é muito fácil de configurar, para além de oferecer uma série de cursos e downloads.
Além de criar formulário para assinatura de newsletter, você pode criar páginas de captura para as suas ofertas.
O plano gratuito dá pra até 1000 subscritores depois disso terá que pagar.
Para procurar palavras chave:
10. Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras chave, que te pode ajudar na sua estratégia de SEO
( optimização para motores de busca).
Desenvolvida por Neil Patel, essa ferramenta evoluiu muito desde a última versão, hoje ela lhe permite ter uma visão ampla da palavra chave pesquisada.
Com o ubersuggest você terá acesso ao volume de busca mensal e interesse ao longo do ano de cada palavra pesquisada, custo por click em links patrocinados, nível de dificuldade da palavra em resultados SEO e pagos.
O Ubersuggest também permite saber como os seus concorrentes estão a ser classificados para aparecerem nos primeiros lugares de busca do Google, além de te oferecer sugestões de palavras chave relacionadas ao termo pesquisado.
Para Analisar o tráfego:
11. Google Analytics
Ter um blog e não acompanhar o seu desempenho é um erro a ser evitado. Uma vez que você precisa perceber qual a receptividade dos conteúdos por parte dos leitores e saber se eles estão a ter os resultados esperados.
É aí que entra o Google Analytics, ferramenta que permite analisar todo tráfego do blog, com ele é possível saber de onde vem o seu público, o que ele faz na sua página e quais são os conteúdos de maior interesse.
Através dos relatórios que o Analytics fornece, é possível ter acesso a dados e métricas importantes para a sua estratégia.
Para fazer uso dessa ferramenta é preciso associar o blog e depois basta ir acompanhando os dados com assiduidade.
Conclusão:
Ter um blog um de sucesso não depende só da escrita, obviamente que você deve se esforçar para continuar a produzir bons conteúdos, mas com essas ferramentas para gestão de blog certamente você estará um passo à frente da concorrência. Já que, com elas conseguirá otimizar o tempo na produção de conteúdo e ainda aumentar o tráfego do seu blog.
Então, vale muito a pena conferir essas ferramentas para blogs e descobrir o que cada uma tem para oferecer.
Deixa aqui nos comentários, que ferramentas para blog você usa ?
Leia também: