Veja como usar o Instagram para vender e ter sucesso

Como usar o Instagram para vender e ter sucesso



O Instagram tem se tornado numa ferramenta indispensável para quem pretende vender produtos na internet.


Nos últimos anos,  a plataforma tem vindo a desenvolver recursos que facilitam a interação entre as  marcas e usuários.


Não é à toa que cada vez mais empresas usam o Instagram e milhares de novos negócios são criados dentro da rede todos os dias.



Segundo dados da companhia,  81% das pessoas usam o Instagram para procurar produtos ou serviços e 130 milhões de usuários acessam postagens de compras todos os dias.


Por todos esses números impressionantes, não tem como não aproveitar as oportunidades de negócios que o Instagram oferece.


Mas, apesar de ser uma plataforma fácil de ser usada, o Instagram tem as suas próprias particularidades.


Se pretende usar o Instagram como parte da sua estratégia para vender produtos na internet e não sabe por onde começar, continue a leitura até ao final e descubra como tirar proveito da rede social que mais cresce no mundo.



Tome nota!


# Tenha um perfil comercial

O primeiro passo para usar o Instagram como ferramenta de vendas é ter  um perfil comercial, isso é importante pois permite ter acesso a análises de dados e métricas de desempenho e ainda incluir um link de direcionamento para a sua página de vendas ou para o WhatsApp, o que facilita no processo de gestão de

leads (oportunidades de negócios).


 Se você ainda não tem uma conta comercial, é muito simples criar uma.


 Basicamente há duas formas de ter uma conta comercial no Instagram: 

  • A primeira é criar uma totalmente do zero;
  • A segunda é passar de um perfil pessoal à comercial.


No caso recomendo a segunda opção, assim você já começa com uma base de seguidores.

 

Para migrar para uma conta comercial, basta clicar no canto inferior direito do ícone, conforme a imagem.




Como vender no Instagram


A seguir toque em editar perfil e na página seguinte, na parte inferior clique em mudar para perfil profissional, escolha a opção que melhor o descreve (criador de conteúdo ou empresa), selecione uma categoria, se o perfil pessoal for privado autorize a conta a se tornar Pública, ou então vá em definições e na parte conta faça as alterações necessárias.


Já para quem não tem uma conta no Instagram, é necessário ter uma página no Facebook, o que ajuda a manter as suas redes sociais conectadas e a fazer publicações cruzadas ou se quiser, fazer anúncios dentro da rede.



# Capriche na Biografia

A Biografia serve de cartão de visita para o público que chega até a sua página.


Ela deve descrever de forma clara o que o seu perfil oferece e ser interessante ao ponto de atrair seguidores.



# Defina objectivos

É muito importante ter em mente os seus objectivos, deixar claro o porquê de ter um Instagram e o que pretende alcançar com ele,  ajudará a entender quem é o seu público e qual a linguagem a ser adotada ao se comunicar com ele.



# Defina um calendário editorial

Defina um calendário editorial com a frequência de postagens por semana e os assuntos que serão tratados dentro do perfil, isso ajuda a ter sempre conteúdos para postar.


Você pode ainda contar com a ajuda de algumas ferramentas externas, como o Planoly, para programar as suas publicações.



# Qualidade das Postagens

O Instagram é uma rede social baseada em imagens, então nada melhor do que focar na qualidade. Considere usar um programa de edição de imagem, não faltam por aí boas  opções disponíveis para você explorar.


Nota: O texto das postagens deve ser o mais objetivo possível, evite textos extensos isso pode “matar“ o interesse da sua audiência.



# Faça vídeos

Os vídeos no feed têm uma duração média de 60 segundos  e são uma boa oportunidade para compartilhar momentos únicos com os seus seguidores, você pode mostrar a sua equipa, fazer uma pré-visualização de novos produtos, fazer algum tipo de anúncio ou ainda destacar os vídeos do  IGTV.



# Produza conteúdos do interesse da sua persona

Produzir conteúdos, é uma forma de engajar a sua audiência e fazer com que, o público se conecte com mais facilidade com a sua marca.


E uma boa maneira de fazer isso, é falar sobre assuntos que sejam do interesse da sua persona. 


Mas, afinal o que é isso de persona?

Persona é uma pessoa semi-fictícia, baseada no seu público alvo que representa o cliente ideal da sua marca. É com base nela, que irá decidir que tipo de conteúdos fazem sentido incluir na sua estratégia.


Embora o ideal seria que você mesmo começasse a produzir os seus conteúdos, a verdade é que nem todo mundo consegue fazer isso, seja por falta de tempo ou habilidades, nesse caso você pode contar com a ajuda de um profissional, ou pode ainda apostar conteúdos de outras pessoas, não se esquecendo dos créditos ao criador, claro. 


E nunca, jamais, poste conteúdos alheios como se fossem seus, além de parecer pouco profissional, dá uma imagem pouco séria da sua marca.


Use a regra do 80/20 

Isso significa que 80% do que você posta deve ser baseado em conteúdo e 20% em vendas. Afinal, as pessoas estão nas redes sociais muito mais para se entreterem, do que para comprar e no Instagram não é diferente. Até porque, ninguém aguenta  “levar”o tempo todo com ofertas de produtos, não é verdade?



Veja também: Infográfico 27 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram.


# Use as hashtags

As hashtags possibilitam ao usuário pesquisar e encontrar um determinado assunto.


Embora o Instagram permite que você insira até 30 hashtags por post, esse recurso deve ser  usado com alguma moderação.


Pois, usar hashtags em excesso, ou que não tenham nada haver com o teor do seu conteúdo, pode fazer com que o seu engajamento diminua.


Procure usar no mínimo 5 hashtags por cada postagem e certifique-se que elas estejam relacionadas com o assunto tratado no post. Quando bem utilizadas, as hashtags podem aumentar a visibilidade da sua página.



# Use o Instagram stories

O story é um recurso  muito semelhante ao Snapchat, que permite posts de até 24h. Ele é ideal para quem não quer poluir o feed com tantas imagens.


Os stories do Instagram têm altas taxas de visualizações e podem ser uma maneira de fazer com que os seus seguidores se sintam mais próximos da sua marca.


Você pode mostrar os bastidores da sua empresa, mostrar o processo de embalagem dos produtos, fazer enquetes, divulgar eventos e conteúdos do seu blog ou então divulgar ofertas e promoções.


# Faça lives

Por se tratar de uma transmissão ao vivo, as lives têm mais interação por parte do público e a taxa de engajamento é maior em relação às imagens. 


Os seus seguidores são notificados quando você começa a transmitir ao vivo e podem comentar e compartilhar em tempo real.


As possibilidades do uso das lives são inúmeras, você pode convidar um especialista para falar sobre um determinado assunto ou fazer uma sessão de perguntas e respostas, por exemplo.


Você pode ainda explorar o recurso à lives para fazer vendas diretas. O live commerce como é chamado,  já é uma tendência, para além da interação em tempo real, permite mostrar mais detalhadamente o seu produto, isso não só ajuda a acabar com as objeções por parte dos clientes, como também  faz aumentar as suas vendas.



# Promova conteúdos em anúncios

O Instagram tem reduzido cada vez mais o alcance orgânico das páginas, obrigando assim a que as empresas tenham que pagar para conseguirem atrair tráfego qualificado para os seus negócios.


Nem preciso dizer, o quanto o tráfego é importante, para se ter sucesso com vendas no Instagram.


Afinal, ele é o oxigénio do seu negócio e uma boa estratégia de Marketing combina tráfego orgânico com pago. 


Uma maneira de conseguir tráfego para a sua página, é promovendo os seus conteúdos. Assim você consegue fazer com que o seu negócio atraia um número maior de pessoas.


Você pode promover uma publicação para que ela apareça no feed ou no stories do Instagram, ou ainda anunciar no Facebook Ads, onde você pode criar campanhas mais direcionadas, com um público mais sigmentado.



Conclusão


Seja você um pequeno empreendedor, ou tenha um negócio com uma estrutura mais robusta, não tem como não aproveitar as inúmeras vantagens que o Instagram oferece.


Saiba tirar o melhor proveito dessa grande ferramenta que é o Instagram e construa um negócio de sucesso.


Só depende de si.



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Beijos😙

Até a próxima!



Mariana Silva

Autodidata e empreendedora, criei o Empreender na Net para compartilhar experiências e inspirações sobre empreendedorismo digital e produtividade.

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